top of page
  • Foto do escritorTaína Lauck

Série do Hulu, Emmy e Margaret Atwood

Atualizado: 16 de out. de 2020


A série do canal Hulu, baseada no livro “The handmaid’s tale” (O conto da aia em Português), ganhou o Emmy de melhor série dramática, e trouxe de volta muita atenção do público geral ao livro escrito por Margaret Atwood, escritora canadense. Ao ler o livro, o leitor pode perceber o domínio de uma sociedade patriarcal e machista. O enredo aborda a perda de liberdade dos cidadãos estadunidenses, principalmente das mulheres, ocasionado por um golpe militar organizado por homens e mulher que acreditavam que o mundo estava perdendo “a moral e os bons costumes”.

SPOILER ALERT - A HISTÓRIA

O golpe começa com todas as mulheres sendo demitidas de seus trabalhos e tendo suas contas bancárias congeladas, apenas maridos ou homens de suas famílias podiam acessá-las. Após isso, começa a perseguição às mulheres jovens com filhos, o que indicava que elas não haviam ficado estéreis por conta da poluição radioativa que tomou conta do mundo. Elas ainda foram separadas de suas famílias e “treinadas” para servirem de receptáculo fértil para geração de filhos dos militares de altos escalões que tinham esposas inférteis; e o corpo das “aias”, como passaram a ser chamadas, já não mais pertencia a elas.

FIM DO SPOILER

É assustador constatar que o livro continua pertinente mesmo depois de mais de

30 anos de seu lançamento. Como disse Simone de Beauvoir:

“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres serem questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida. ”

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page