Sabe aqueles personagens ou marcas que já conquistaram prestígio junto ao público? Talvez você ainda não tenha ideia do que estamos falando, mas dentro das inúmeras possibilidades existentes para alavancar seu negócio, associar produtos e serviços a imagens licenciadas pode ampliar seu mercado consumidor, assim como as suas margens de lucro. Personagens de desenho, filmes, séries, celebridades, quadrinhos e até figuras históricas, apresentam possibilidades de bom negócio quando falamos em licenciamento.
O QUE É LICENCIAMENTO E COMO FUNCIONA?
Licenciamento é o direito contratual para utilizar em seus produtos ou serviços a imagem, marca ou propriedade artística e intelectual que pertence ou é controlada por outra empresa, sendo ela criadora ou não do conteúdo desejado. Dito isso, vale lembrar que o tempo de utilização é determinado no contrato e o pagamento é feito por meio de royalties. Esses, geralmente, são negociados por percentual de faturamento gerado pela venda de produtos ou prestação do serviço licenciado ou por licenças de copyryght para os casos de personagens, celebridade ou obras artísticas. Você pode criar uma linha exclusiva para atrair o público de um universo inteiro de fãs que conhecem a marca ou personagem que você está licenciando.
Os tipos de licenciamento mais comuns são:
Obras de arte
Personagens de cinema, televisão, videogames, animações
Celebridades
Atletas
No Brasil, os mercados que mais utilizam o licenciamento são:
Confecção
Papelaria
Brinquedos
Calçados
Higiene
Cosméticos
Alimentação
EU POSSO LICENCIAR SENDO MICROEMPRESÁRIO?
Micro e pequenas empresas também podem licenciar. Não é um processo difícil, mas vale lembrar que as grandes marcas são rigorosas e alguns pontos merecem a sua atenção. Como todo o contrato legal, o processo de licenciamento tem condições e termos que devem ser respeitados por ambas as partes. Além de pagamento de remuneração financeira ao licenciador, cláusulas de multas devem ser bem negociadas. Deve haver um bom planejamento da empresa para conseguir cumprir com todas as exigências de qualidade e de distribuição.
Uma análise financeira sobre a viabilidade do licenciamento deve ser realizada, considerando diversos aspectos, entre eles:
Análise de custos de produção
Previsão de volume de vendas
Contratações de profissionais
Canais de distribuição
MAS VALE A PENA MESMO COM O AUMENTO DA PIRATARIA?
Driblar a legalidade do processo de licenciamento e fazer uso de marcas sem autenticidade é extremamente arriscado. Eu te digo que não vale a pena. Quando há flagrante de pirataria, toda a mercadoria é apreendida e os responsáveis respondem criminalmente. Em alguns casos, quando o detentor da imagem reconhece que havia má qualidade, a empresa também responde civilmente por crime de perdas e danos morais. As empresas responsáveis pelos licenciamentos fazem varreduras constantes em redes sociais, sites de venda e, até mesmo, em estabelecimentos físicos.
COMO SABER O QUE LICENCIAR?
As tendências de mercado requerem uma atenção especial, caso o seu intuito seja alavancar as vendas do seu negócio num prazo médio. Contratos de licenciamento são firmados por um período limitado, mas podem durar vários anos. Saber escolher qual imagem melhor se relaciona com seu produto ou serviço é a chave do sucesso. A melhor aposta consiste em surpreender e agradar seu público. Para saber mais, que tal vir tomar um café com a gente?
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