top of page
  • Foto do escritorTaína Lauck

NOROI: A Maldição (2005)

Atualizado: 25 de jan. de 2021

O terror japonês é responsável por alguns dos melhores filmes do gênero, com clássicos como Ju-on (O Grito) e Ringu (O Chamado). Outro filme japonês que merece ser reconhecido é Noroi: A Maldição, de 2005.

Com uma onda de filmes de terror do início dos anos 2000, muitos filmes apenas repetiram a receita de seus antecessores. No entanto, Noroi dá um passo à frente no estilo oriental de fazer terror e nos joga numa trama direta auto conclusiva, sem ganchos para eventuais sequências. Um filme honesto com ele mesmo e com o público. Um dos filmes de terror mais ambiciosos e com tudo para ser considerado um clássico cult.



Se você pegar um vidente perturbado, uma atriz, uma criança desaparecida, uma entidade demoníaca e um documentarista, jogando-os em uma mistura cinematográfica, isso resultará em Noroi: A Maldição.

Os links são todos vinculados pelo ato final do filme, que responde a várias perguntas e consegue evitar uma falha comum no gênero, em que um final inesperado pode prejudicar uma experiência geral. Em muitos filmes de terror found-footage, há um final que resulta na morte de quase todos os envolvidos. Se você analisar listas de filmes que usam as mesmas técnicas, é meio previsível o destino de todo o elenco ou, pelo menos, você tem uma ideia de como isso terminará para quase todos os personagens.


No filme, seguimos Marika Matsumoto, que interpreta a si mesma, uma atriz conhecida por Reencarnação e Final Fantasy. Sua personagem tem uma personalidade incrivelmente carismática, por quem você realmente torce. Ela é o alvo do demônio que está por trás do caos. O enredo de Marika parece controlado e não é tão sombrio quanto você temeria ao ser apresentado a sua história.



O aspecto paranormal do filme se manifesta através de possessões e aparições. O estilo documentário, a granulação VHS é utilizada de uma forma natural para descobrir verdades por trás dos acontecimentos. Os recursos de zoom e pausa no frame capturado pela câmera são utilizados para criar tensão e não sustos abruptos. São elementos que deixam Noroi extremamente angustiante e assustador.



Noroi: A Maldição é um filme que se dispõe a te levar para fora da sua zona de conforto com o terror. Um filme que vale dar uma olhada neste mês de Halloween. Ele está disponível no Amazon Prime.


Não deixe de ter DEADWORLD: LIVRO UM.



706 visualizações0 comentário
bottom of page