top of page
  • Foto do escritorTaína Lauck

Um filme feito com arte: para questionar e impactar.


"Dois sentimentos me invadem ao receber o Prêmio Nobel de Literatura. Por um lado, sinto-me lisonjeado. Mas por outro lado, e este é o sentimento amargo que prevalece em mim, tenho a convicção que este tipo de reconhecimento unânime se relaciona, de maneira direta e inequívoca, com o declínio de um artista. Esta premiação revela que minha obra é compatível com os gostos e com as necessidades de especialistas, acadêmicos e reis. Obviamente eu sou o artista mais confortável para vocês" declara o personagem Daniel Montovani em seu discurso de agradecimento ao recebimento do Prêmio Nobel de Literatura. Transcrevi esse trecho porque ele mostra o tom dado em toda a narrativa desse filme instigantemente saboroso.

O filme O Cidadão Ilustre narra a história do retorno à cidade natal do escritor argentino e ganhador do Nobel de Literatura Daniel Montavani (Oscar Martinez). O personagem acredita que "o artista deve questionar, impactar" e não se acomodar ao confortável. É exatamente isso que o filme faz. Questiona. Impacta. Desconforta. Coloca o dedo na ferida da vaidade, através do poder narrativo do provocativo. Montovani nos faz viajar em sua contradição e também na hipocrisia natural do ser humano.

O cenário é uma Argentina interiorana, que nos reserva uma fotografia descomplicada e realista. Mas o destaque vai para o roteiro de Andrés Duprat, que nos traz a perspicácia da narrativa simples em diálogos acidamente cômicos e inspiradores. Cada cena reserva a sua dose de inesperado, renovando constantemente a atenção.

Como uma orquestra em total harmonia, o roteiro, as interpretações, a linguagem cinematográfica, a fotografia, a trilha e a montagem formam uma melodia (ou narrativa) provocante, resultando em um tapa de luva na vaidade humana. Sendo esse apernas um dos vários debates levantados no filme.

Eu poderia escrever muito mais, mas não irei. Apenas deixo uma sugestão: desligue-se do mundo, assista e se delicie.

p.s.

O filme está disponível no Netflix.

Tente assistir ao filme sem assistir ao trailer antes. ;)

Título original: El Ciudadano Ilustre

Título em português: O Cidadão Ilustre

Ano de lançamento: 2017

Direção: Mariano Cohn e Gaston Duprat

Roteiro: Andrés Duprat

Gênero: comédia dramática

Elenco: Oscar Martinez, Dady Brieva, Andrea Frigerio

101 visualizações0 comentário
bottom of page