Finalmente, pude ver o compilado da editora Figura com o material de Carlos Nine, que antes estava espalhado pelas páginas da revista argentina Fierro. O material, originalmente publicado entre os números 30 e 60 do icônico mix publicado pela La Urraca. Um material que, apesar do tempo, não envelheceu nem um pouco.
Crimes e Castigos é uma história em quadrinho muito atual, apesar de eu achar que os autores de hoje pensariam duas vezes antes de incluírem personagens tão sexistas e tamanha quantidade de mulheres humilhadas ou assassinadas em suas obras. Ou seja, é atual por não mascarar uma certa realidade que nos assombra mas, que grande parte da classe artística decidiu deixar de lado, em detrimento a outros assuntos, digamos, "mais pautáveis".
Em Crimes e Castigos você irá se deparar com textos requintados, onde Carlos Nine demonstra todo o seu talento para satirizar o "lugar comum" do cotidiano de forma que, apesar das premissas das histórias serem antiquadas, conseguem demonstrar toda a sagacidade do autor.
Os desenhos são incríveis. Um verdadeiro arsenal de recursos gráficos detonados com maestria por Nine. Uma selvageria grotesca, sensual e delirante de técnicas de artes plásticas, que cativam e causam estranheza desde o primeiro olhar. Uma estranheza que, possivelmente, se deve ao fato do roteiro não estar em total congruência com a arte. Isso, de maneira nenhuma, deve soar depreciativo para a obra. Se Crimes e Castigos fosse publicado sem qualquer texto, ainda assim seria um incrível livro de arte.
Nine não delimita seus quadros de maneira convencional, deixa de fora os tradicionais balões que, acredito eu, todos estamos acostumados na nona arte, e também dispensa a sequência visual. Algo que, não fosse fato de haver o mesmo personagem a seguir, é como se tivesse sido feito para diferentes mídias ou em diferentes projetos, costurados de forma forçada para integrar a mesma narrativa.
Por outro lado, as imagens são tão belas e tão avassaladoras, que isso pouco importa. A não ser que você seja muito, mas muito, fã do quadrinho convencional. "Bonellianos" provavelmente odiarão. Fãs de super-heróis, então...
Bem, o fato de ter Carlos Nine publicado no Brasil é algo a se comemorar. A edição da Figura é de excelência. Algo impensável para um quadrinho argentino menos convencional como esse. Uma publicação feita com o coração de artista do editor Rodrigo Rosa. Para os leitores e apreciadores com mentes mais fervilhantes, tenho certeza de que Crimes e Castigos vai lhes surpreender.
O LIVRO DA FIGURA
Crimes e Castigos: Formato Americano (21,5cm X 29,7cm), Capa Dura (250g), 60 páginas.
Pode ser adquirido pelo site da Figura: www.figuraeditora.com
Comments